VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Calçada do Caminho da Veiga

Algumas lajes que constituem o piso do chamado Caminho da Veiga foram, uma vez mais, "arrancadas" do seu local. Desta vez tudo indica que tenha sido devido à forte correnteza das águas do Rio Coura que, este inverno, galgou as suas margens como já não o fazia há muitos anos e, neste caso, provavelmente pela pressão intensa e permanente que exerceu, durante muito tempo, sobre o muro que suportava as lajes,  numa zona em que o rio faz uma curva para a direita, provocou a queda daquele e o consequente arrastamento destas para o seu leito. Foram, de facto, muitas as vezes em que as águas invadiram os terrenos circundantes, tendo impedido também, nalgumas delas, o trânsito na Estrada da Ponte, única via que permite, dentro da freguesia, a ligação do lugar do Agrelo aos restantes. E para quando a tão badalada, sobretudo em períodos pré-eleitorais, mas sempre adiada, ponte nova?


A calçada do Caminho da Veiga vem sofrendo, nos últimos tempos, vários percalços e intervenções, sobretudo no âmbito e em consequência das obras da “Águas do Minho e Lima” que se prolongam há anos, com elevados prejuízos para a Vilar de Mouros, tendo mesmo obrigado a junta a intervir e a impor-se, por múltiplas vezes, algumas com a ajuda do GEPPAV, para que males maiores fossem evitados e para reparar outros já causados. Algumas dezenas de lajes chegaram mesmo a ser numeradas, levantadas e recolocadas nos seus sítios, mas estes trabalhos, executados por sub-empreiteiros, foram sempre desvalorizados e concluídos à pressa. Tudo indica que as obras estão, finalmente, em fase terminal, mas nunca se sabe…Vilar de Mouros parece ter a triste sina de só merecer grandes intervenções para benefício, sobretudo, de terceiros. É o caso da IC1/A28, é o caso da rede de águas…tudo bem mas... e o NOSSO saneamento básico?

1 comentário:

  1. Bem dito senhor professor.
    A Ponte Nova já existe!!! Entramos no IC1 (Barreiras), percorremos cerca de 3 ou 4 Km até Gondarém e, depois de percorrermos alguns quilómetros mais, acabamos por chegar a Vilar de Mouros. Não tinha piada nenhuma atravessar o Coura sem primeiro ver o Minho!!!
    Viva Vilar de Mouros.

    ResponderEliminar